Redes Sociais

Entretenimento

Mimimi e hipocrisia na campanha do papel higiênico preto

Publicado há

em

Um publicitário burro é tudo que um militante precisa para abrir o berreiro. Foi assim na campanha racista da Dove e está sendo assim na campanha preguiçosa do papel higiênico preto da Santher. Sob o pretexto de cultivar a diversidade étnica, mas com o claro objetivo de sair bem na foto, empresas ao redor do mundo estão se especializando em atirar nos próprios pés.

Será que as agências de publicidade ainda pensam que os consumidores são cegos? A propósito, quem inventou essa bobagem de valorizar socialmente as marcas comerciais? Todo mundo sabe que o objetivo de uma empresa é o lucro, não a construção de uma sociedade mais justa e outros mimimis do gênero. Nada é mais natural, portanto, do que desconfiar de campanhas publicitárias com toques poéticos de cidadania.

Não se sabe se os publicitários realmente se acham o máximo, mas é certo que estão investindo nessa autoimagem há mais de meio século. Pessoas bem ou mal informadas sempre tiveram a impressão de que eles são capazes de vender qualquer coisa com a manipulação de imagens e a escolha correta do vocabulário. É mais um castelinho que a internet derrubou.

Ninguém em sã consciência produziria ou aprovaria uma campanha autodestrutiva, mas como estamos – e de fato estamos – numa sociedade racista, os ruídos e os atos falhos podem se transformar em bombas nucleares. A da Dove explodiu como um cogumelo. Se uma mulher negra se transforma numa branca como se tivesse evoluído — ou pior, se limpado! —, com certeza temos uma pauta que merece discussão.

O caso do papel higiênico preto é um pouco diferente, ainda que tenha origem na mesma burrice desastrosa da Dove. Por preguiça ou simples falta de criatividade, os redatores se apropriaram da expressão Black is Beautiful, associada ao movimento negro norte-americano. O uso do slogan num anúncio de papel higiênico foi o suficiente para que muitos coletivos se irritassem.

Protestar é bom e necessário, mas não há exagero na gritaria? Alguém chegaria à associação racista sem o auxílio das críticas? Ao contrário do que ocorreu com a cena escancarada da Dove, o Black is Beautiful precisa de uma contextualização semântica que poucos tinham no Brasil. Será que esse policiamento histérico não pode prejudicar a luta — totalmente legítima — pela representação adequada dos negros?

Outra reclamação diz respeito à presença de Marina Ruy Barbosa no comercial, uma ruiva que se apressou em pedir desculpas para não passar de noivinha do ano a simpatizante da Ku Klux Klan. Nesse ponto devemos olhar um instante para os publicitários: se os negros não aparecem na TV, temos exclusão; se aparecem, temos a apropriação indevida da imagem etc, etc. Fica uma coisa chata, teimosa, moralista e sem solução.

É claro que a atriz da Globo não foi a única a se desculpar. Toda a equipe caiu de joelhos. “Refutamos os preconceitos” e “respeitamos a diversidade” são frases obrigatórias em qualquer ato penitencial. Parece que só os clichês têm força para resolver uma crise. Ou não. Ainda veremos episódios semelhantes aos borbotões. Se é verdade que os publicitários se mostram mais confusos a cada dia, não se pode negar que os militantes — de todas as causas — estão cada vez mais estridentes.

Fonte: Veja

Publicidade
Faça um Comentário

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Murilo Huff vibra com gravidez de Marilia Mendonça: ‘Não planejada, mas amada’

Publicado há

em

À espera do primeiro filho com o sertanejo Murilo Huff, Marilia Mendonça se submeteu a alguns procedimentos estéticos e, por orientação médica, suspendeu, temporariamente, o uso de anticoncepcionais. A cantora acredita ter engravidado entre parar e retomar o contraceptivo. “Foi um leve ‘vacilo’, mas se eu soubesse que me traria tamanha felicidade adoraria ser chamada de ‘vacilona’ em tempo integral, disse a artista por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa. Juntos desde 2017, Marilia e Murilo conseguiram manter a privacidade até maio deste ano, quando assumiram o namoro publicamente.

‘Filho virá para celebrar o que estamos vivendo’, diz cantora

Tanto Marilia quanto Murilo estavam focados em seus projetos. A goiana tem feito uma média de 22 shows mês, além de gravar o projeto “Todos Os Cantos”. Já Murilo, divulga o novo trabalho. O casal tem muitas coisas em comum e se tornou cúmplices. “Murilo é meu porto seguro, ele me trouxe muita confiança não só no amor como no ser humano, e tenho certeza que nosso filho virá para celebrar tudo o que estamos vivendo”, declarou a “Rainha da Sofrência”.

Músico se declara para Marilia Mendonça

Discreto com a vida pessoal, Murilo Huff elogiou Marilia, responsável por compartilhar cliques dos dois nas redes sociais com os fãs, de quem ganhou torcida após assumir o romance. “Marilia é uma mulher muito forte e determinada, muito parceira e dona de um coração enorme. Esta é a pessoa com quem eu me comprometi a fazer feliz. A gravidez não foi planejada, mas com certeza a criança vai ser muito amada. Estamos felizes com esse presente de Deus… Nosso filho ou filha será o melhor de nós”, concluiu. Murilo é compositor de algumas canções interpretadas por Marilia como “Bye Bye”, “Bem Pior Que Eu”, “Bebaça” e da música responsável pelo encontro deles: “Transplante”, sucesso nas vozes da sertaneja e Bruno e Marrone.

Cantora mantém shows após confirmar gravidez

Investindo em roupas confortáveis na gestação, Marilia Mendonça exibiu a barriguinha em look transparente em uma de suas apresentações no São João de Amargosa, na Bahia, onde ganhou primeiro presente para o bebê. Cumprindo a agenda normalmente, a cantora vai começar a se programar para a chegada da criança: durante a semana, ela fará a primeira consulta médica. A gravidez foi descoberta por teste de farmácia e confirmada por exame de sangue.

(Por Patrícia Dias)

Leia Mais

Entretenimento

Saiba quem é a nova namorada do ex-presidente Lula

Publicado há

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado em Curitiba, está apaixonado e pretende se casar. A revelação foi feita pelo ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira em um texto publicado em seu perfil no Facebook. 

Lula está namorando a socióloga Rosângela Silva, de 40 anos. Ela trabalha no escritório da estatal Itaipu Binacional em Curitiba e visita o ex-presidente frequentemente na superintendência da Polícia Federal. Segundo dirigentes do partido, Janja, como é chamada a namorada de Lula, conhece Lula há mais de dez anos, e se aproximou do petista durante caravana pela região Sul. 

O nome da namorada de Lula foi revelado pelo jornalista Guilherme Amado em sua coluna na revista Época. Ele e Janja já namoravam mesmo antes do ex-presidente ser preso no ano passado.

Segundo amigos próximos, a família de Lula conhece e aprova o relacionamento do ex-presidente com a socióloga.

Na última quinta-feira (16), após visitar Lula na prisão em companhia do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, Bresser afirmou que a “maior demanda (de Lula) é a de ter reconhecida sua inocência”. Segundo ele, o ex-presidente está apaixonado e “seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar”. 

Rosângela é a primeira namorada de Lula depois da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em fevereiro de 2017.

Fonte: R7

Leia Mais

Entretenimento

Vingadores: Ultimato se torna a segunda maior bilheteria da história do cinema

Publicado há

em

 

 

 

O filme Vingadores: Ultimato se tornou a segunda maior bilheteria da história do cinema, ao passar o filme Titanic. O recorde foi obtido após ter feito US$2bilhões em apenas 11 dias.

O feito já era esperado pelo críticos, e veio a acontecer após o filme subir 3 casas na lista de maiores bilheterias, ultrapassando Vingadores: Guerra Infinita, Star Wars: O Despertar da Força e Titanic.

A película, lançada no dia 25 de Abril, só fica atrás de Avatar, como maior bilheteria da história, mas, a expectativa é que ela se torne a primeira colocada, já que Avatar demorou 47 dias para alcançar a marca de 2 milhões de dólares, enquanto o filme da Marvel demorou apenas 11 dias. O fato levou o filme a bater mais um recorde, o filme a ter feito US$ 2 milhões em menos tempo.

FONTE:

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

 

Leia Mais

Notícias

Copyright @ 2019 Nordeste Dia a Dia - Todos os Direitos Reservados