Redes Sociais

Notícias

Digitalização de documentos garante segurança a Câmara de Vereadores

Publicado há

em

Mais de três mil documentos estão disponíveis em arquivo digital

Quase três mil documentos que contam a história do município de Eunápolis, desde 1989 até o ano de 2013, estão disponíveis no arquivo digital da Câmara de Vereadores. Além da preservação de todos esses importantes arquivos, a tecnologia é reconhecida como cópia fiel do documento original.

O processo de microfilmagem, utilizado pela Casa, garante a preservação do documento físico, sua originalidade e possibilita o acesso rápido, para qualquer cidadão que necessite de dada legislação de qualquer natureza, ou ainda decretos do legislativo, do executivo, moção, requerimento, edital, indicação, processo de pagamento, documentos de funcionários, documentos contabeis, projetos de lei etc.

Conforme o diretor legislativo, Milton Guerreiro, “a microfilmagem garante a segurança dos documentos contra extravios, incêndios e acidentes de quaisquer natureza”. O Departamento de Arquivo dispõe de três servidores concursados, prontos para atender a demanda do cidadão sem qualquer custo.

O cidadão pode ter acesso aos serviços pessoalmente ou por meio do telefone (73) 3166-1401 das 7:30h às 13:30h.

PROTEÇÃO

A organização do arquivo é amparada por meio na Lei Federal 8.159/1991 que preconiza como “dever do Poder Público, a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.”

A digitalização dos documentos teve início em 2004, quando um convênio da Câmara de Vereadores trouxe alguns técnicos arquivistas até Eunápolis. Antes disso, revela Guerreiro, “os documentos eram armazenados em sacos de lixo e depositados nos locais inadequados, geralmente com muita umidade, haja vista que até 2004 a Câmara não possuía sede própria”.

Para o atual presidente da Casa, Jorge Maécio (PP), “essa é uma forma de acompanhar a tecnologia e manter a memória documental da Câmara do Município”, lembrando que a intenção é ampliar o Arquivo Documental do Poder Legislativo. Para tanto já existe um espaço físico anexo ao prédio principal da Casa, faltando somente organizar em secções.

“Modernizar os arquivos significa economia no manusear documentos e prestar um relevante serviço ao cidadão”, como arremata Jorge Maécio.

Rose Marie Galvão – Jornalista e Historiadora

Publicidade

Notícias

Homem e assasinado em via pública no bairro santa Lúcia

Publicado há

em

foto Ilustrativa

Um homem foi assassinado na tarde dessa segunda feira na zona Norte de Eunápolis . A vítima, que ainda não foi identificada, foi morta a tiros na rua Monte serra, no bairro Santa Lúcia . De acordo com testemunhas, ele foi baleado por volta das 17h e faleceu no local.

Ainda não há suspeitos da autoria do crime nem a possível motivação para o assassinato. A Polícia Civil vai investigar o caso.foto Ilustrativa

 

Leia Mais

Notícias

Começa hoje o Carnaval de Cabrália

Publicado há

em

Leia Mais

Notícias

Réveillon de Porto Seguro terá 05 dias e segurança será prioridade

Publicado há

em

Garrafas de vidro estarão proibidas no circuito e terá revista nos portais de entrada; A festa inciará a partir das 16 horas.

A Prefeitura de Porto Seguro está na contagem regressiva para o Réveillon 2020, que será realizado de 31 de dezembro a 04 de janeiro, com grandes shows na Passarela do Descobrimento e festas também nos bairros.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Maurício Pedrosa, além de trazer grandes atrações e oferecer uma excelente estrutura para turistas e moradores, o esquema de segurança é uma das prioridades da prefeitura para esta festa, “que promete marcar a história da cidade”.

Para tratar do assunto, Pedrosa reuniu, na manhã de quarta-feira (04), em seu gabinete, o secretário de Serviços Públicos e Trânsito, Fábio Costa; o sub-secretário da Guarda Civil Municipal, Sansão; o superintendente de eventos, Gabriel Neves; além de representantes da Polícia Militar, Caema e Polícia Civil.

Na pauta, o esquema de policiamento e a demanda das corporações para a obtenção dos melhores resultados.

Uma das decisões anunciadas durante o encontro é a proibição de garrafas de vidro e de outros objetos que coloquem em risco a segurança das pessoas.

Para isso, com o apoio da Guarda Municipal, serão montados pontos de revista nos portais de acesso ao circuito, que vai da praça do Relógio à Praça da Bandeira.

Leia mais após a foto

Reveillon

Mais uma vez, será repetida uma fórmula adotada pela atual administração e aprovada pelo grande público, de iniciar a festa mais cedo, a partir das 16 horas, favorecendo também as famílias com crianças.

Segundo Maurício Pedrosa, um amplo esquema de divulgação está sendo preparado, levando para a população informações sobre esses e outros procedimentos, além da programação, que será anunciada nos próximos dias, intervenções no trânsito e outras orientações.

“Queremos garantir a presença de ótimas atrações para nossos turistas e moradores, mas estamos trabalhando também para oferecer um eficiente esquema de segurança para que as pessoas possam curtir a festa em clima de absoluta tranquilidade”, afirma o secretário.

Ele salienta a importância de Porto Seguro, como um dos destinos mais procurados do país, sobretudo nesta época do ano.

“Temos consciência da nossa responsabilidade e estamos imbuídos do propósito de fazer uma grande festa que proporcione muita alegria para o público, ótimos rendimentos para os empresários e pequenos comerciantes, e também boas condições de trabalho para os agentes públicos e demais pessoas que estarão se empenhando para o sucesso de mais uma virada de ano”, resume.

Leia Mais

Notícias

Copyright @ 2019 Nordeste Dia a Dia - Todos os Direitos Reservados